Arquitetura com toras-casas rústicas e aconchegantes! Sustentabilidade com madeira!

Muitas pessoas tem me perguntado por quê nossas casas são ecologicamente corretas e por quê a chamamos de sustentáveis.
Além de projetarmos fazendo com que as premissas básicas sejam preservar o máximo possível a topografia do terreno, aproveitamento da insolação natural, prevendo estruturas mais leves que consumam menos materiais em sua fundação, também prevemos aquecimento solar em todos projetos, bem como o uso da energia fotovoltaica e captação de água de chuvas para reuso. Algumas casas também fazem uso de biodigestor, entre outras soluções sustentáveis. Mas o que vamos tratar no decorrer do nosso texto hoje, é especificamente sobre a escolha do sistema construtivo em madeira e a importância do eucalipto neste novo cenário da arquitetura.

Até o final da década passada, praticamente todas as construções rurais eram feitas com madeira proveniente de florestas e matas nativas. Havia nessa época uma resistência por parte de fazendeiros e empresas rurais com relação ao eucalipto tratado, simplesmente por não conhecer o produto. Com a pressão ambiental exercida pela legislação e pela própria sociedade, a participação da madeira tratada neste mercado começou a ficar cada vez mais representativa. Hoje, ainda existe um mercado paralelo de madeira nativa para construções rurais, especialmente para construções de cercas e currais, mas, de uma forma geral, são produtos retirados ilegalmente de reservas nativas ou provenientes de desmatamentos ilegais.

O mercado já conhece o eucalipto tratado para aplicação rural, suas vantagens e sua importância para o meio ambiente. Toda a madeira utilizada é proveniente de florestas renováveis de eucalipto, próprias ou de terceiros.



As madeiras de eucalipto são 100% provenientes de reflorestamento e recebem um tratamento industrial com o produto preservativo CCA, preservativo hidrossolúvel, de ação fungicida e inseticida, conferindo à madeira mais resistência ao ataque de carunchos, brocas, cupins, entre outros, bem como o tratamento contra o apodrecimento, prolongando sua vida útil, as usinas parceiras fornecem garantia de 15 anos, mas como estamos há 40 anos no mercado, temos construções com esta idade, o que prova que a madeira é muito resistente.
Ao longo do tempo o eucalipto tratado tem mostrado que não fica atrás das madeiras provenientes de mata nativa, também chamadas de “madeira de lei”, uma vez que permite acabamento, possui excelentes qualidades mecânicas, não exalam odores e apresentam retidão no fuste.

Como é a estrutura de madeira para uma residência?

As vigas e os pilares formam o esqueleto da casa, que são chamados por mim de ‘paliteiro’. Podem-se usar toras ou peças roliças, madeira serrada, aparelhada. Para quem não gosta da seção roliça, o eucalipto tratado também pode ser aparelhado em seções 20×20, 25×25, só que neste caso, o custo fica em torno de 15% mais caro. Algumas vantagens de ser utilizada madeira como sistema construtivo principal de uma obra são:

leveza
rapidez
limpeza na obra
o material é prático em terrenos acidentados, de difícil acesso ou onde o canteiro de obras é inviável.
E, além disso, causa menos impacto ambiental que o concreto, o aço e o alumínio, materiais que consomem muita energia ao serem industrializados. De todos materiais empregados na construção civil, a madeira é o único totalmente renovável.


Comentários

Postagens mais visitadas